sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Dia da Independência do Brasil





Na próxima Sexta-Feira dia 07 de Setembro comemora-se a Independência do nosso País.Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), no início do século XIX, e a instituição do Império do Brasil (1822-1889), no mesmo ano. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente do Brasil, então D. Pedro de Alcântara de Bragança (futuro imperador Dom Pedro I do Brasil), terá bradado perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores em nossos dias.
A moderna historiografia em história do Brasil remete o início do processo de independência à transferência da corte portuguesa para o Brasil, no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808.
Muitas pessoas desconhecem o verdadeiro significado do dia 7 de setembro. Feriado nacional e dia da Independência do Brasil, a data é um dos feriados mais importantes do calendário brasileiro, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.
Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade do Brasil, durante o processo da Inconfidência Mineira. Para muitos, a data, não passa de mais um feriado.
Para o estudante de Relações Internacionais, Lucas Veloso, a data significa o processo que levou no passado a emancipação política do Brasil de Portugal. “O significado é de um país que conseguiu ter sua independência de uma maneira fraca, mas que é totalmente 7 de setembro é a glorificação desse grande líder regional latino-americano,  que foi totalmente necessária”.
 Em Itaguaí o ato cívico de desfile ocorrerá na rua General Bocaiuva (rua da Prefeitura).


Júlio Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário